Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48829

Comparte esta pagina

Título : Pesquisas em ciências biológicas: o que tratam sobre estudantes com deficiência?
Autor : ANDRADE, Maria Suely Nunes de
Palabras clave : Disciplinas das ciências biológicas; Pessoas com deficiência; Estudantes
Fecha de publicación : 16-may-2022
Resumen : A referida pesquisa tem como objetivo analisar as produções de trabalhos de pesquisas realizadas no campo das Ciências Biológicas voltados aos estudantes com deficiência, com base na política nacional de educação inclusiva. Para a realização da pesquisa tomou como base o campo da inclusão de alunos com deficiência em escola regular, a partir dos marcos legal nacional e documentos internacionais de princípios inclusivos, tendo a inclusão como fundamento da prática dos futuros professores de Ciências Biológicas, o campo da formação passou a ser uma categoria de análise. Com base no objetivo, foi realizada uma pesquisa bibliográfica do tipo qualitativa. Identificou-se um quantitativo de trabalhos bastante reduzidos e alguns sinalizam para dificuldades atreladas à formação docente, seja inicial ou durante o exercício das funções. Algumas estratégias pensadas foram de iniciativa de alguns professores, mas não se caracteriza como fruto de uma política institucional de escola inclusiva. O aparecimento de trabalhos ligados a estratégias didáticas para alunos cegos aparece com mais frequência, provavelmente, por ser uma preocupação em razão do ensino de ciências e biologia exigir muito o uso de imagens.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48829
Aparece en las colecciones: (CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Andrade, Maria Suely Nunes de (1).pdf407,14 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons